The E.N.D

Entre Compartilhe com seus amigos nossos estudos,aqui somos uma só família Aquela que vai morar no céu. Read More

Musica


    Oi pessoal meu nome e Erik Felip Marques, estarei escrevendo sobre musica evangélica no blog. O primeiro tema que falarei e sobre o inicio do gospel. Onde quando e como se inicio esse movimento que não para de crescer. Estarei usando um estudo de um grande amigo meu Thiago Sancho uma pessoa que me ajudou muito com esse estudo. Espero que possa ajudar todos que o lerem. 


          
                  Tipos de louvores

O significado da palavra “aleluia” e louvai ao senhor

Após a travessia do mar vermelho Moises instruiu o povo de Israel a louvar a Deus em forma de agradecimento à bondade de Deus.- Ex: 15

Após a vitoria sobre os cananeus, Débora e Baraque congregou o povo a louvar a Deus - Jz: 5

Após a ceia, Jesus e os discípulos cantaram e foram para o monte das oliveiras -Mt: 26. VS 30

Louvores espirituais como forma de alegria – Tg: 5 vs 13

            Louvores espirituais como forma de agradecimento- Cl- 3 vs 16


                        Os salmos

Os salmos são hinários do povo judeu, escrito em forma poética, muitos são orações, contendo muitos tipos/ temas de salmos:

Lamentações e petições: Sl: 03;

Ação de graça e louvor: Sl:30;

Confiança em Deus: Sl: 04;

Didáticos: Sl: 01;

Messiânico: Sl: 02;

Criação: Sl 08;

Êxodo: SL: 78

Imprecação: Sl: 07

Penitência: Sl: 06;

            Peregrinação: Sl: 120; 


                         Os levitas

Levi foi o terceiro de Jacó e Lia ( Gn. 29 vs 34) e sua tribo foi eleita por Deus para ocupar-se das questões de culto em Israel Moises e Arão eram da tribo de Levi ( Ex. 2 vs 1; 4 vs 14; 6 vs 16 ao 27). A tribo de Levi foi separada por Deus das outras e designada com as responsabilidades de conduzir os sacrifícios (Arão e seus filhos- Nm 3 vs 10) e de desmanchar, transporta e erigir o tabernaculo, durante o tempo de peregrinação (Nm 1 vs 47 ao 54).

Os levitas foram dedicados a um ministério de auxilio aos sacerdotes (Nm 3 vs 5 ao 6). Cada levita substituía o primogênito de cada família das outras tribos de Israel.

Deveres dos levitas estabelecidos por Deus ( Nm: 04).

Os levitas passaram a ser responsável pela musica no templo no período de Davi: I Cr 15.

As responsabilidades dos levitas em ação: II Cr: 20. (estabelecidos por Josafá) 


          
               Exigências/ atributos   


Responsáveis: I Cr 15 vs 2;

Purificados: I Cr 15 vs 12;

Obedientes: I Cr 15 vs 14 ao 16;

Conhecimento musical: I Cr 15 vs 22;

Ungido: I Sm 16 vs 18;

Bom musico: I Sm 16 vs 18

Humilde:  I Sm 18 vs 18 ao 23;

Usado por Deus: II Cr 20 vs 13 ao 19; 



 O musico tem como principal dever “levar as pessoas a adorarem a Deus, e a exercerem os seus dons: II Rs 3 vs 14 ao 16. 



Milhares de pessoas cultivam a musica, poucas porem tem a revelação dessa grande arte
Ludwig Van Beethoven



                           Os cânticos litúrgicos

                               Ambrósio de Milão

Ambrósio foi bispo de Milão. Ele compôs vários hinos, inclusive o famoso Te Deum, que é cantado ate hoje. Foi ele quem batizou Agostinho no ano de 387.


                                 Canto Gregoriano

É o canto litúrgico introduzido pelo papa Gregório I, um homem extraordinário  que se dizia servus servorum dei (servo dos servos de Deus) e que foi papa de 590 a 604.
Herdeiro de uma grande fortuna e ex-prefeito de Roma, decidiu-se pela vida monástica aos 35 anos e transformou suas propriedades em monastérios . Foi eleito papa a contragosto aos 50 anos e assentou-se  que foi 590 à 604 ano que morreu.


                    Cânticos na reforma protestante

Martinho Lutero tocava alaúde, e compôs grandes hinos.
De grandes ameaças e sofrimento nascem nossos melhores hinos. O primeiro hino de Lutero, consagrado a dois frades martirizados, intitulou-se O Cântico dos Dois Martires de Cristo em Bruxelas, queimados pelos sofistas de Louvain. Seu hino inigualável, Castelo Forte, foi escrito “na hora mais escura na historia desse movimento”
Perseguições da parte do imperador Carlos V ameaçavam as existências dos chamados “protestantes”. Lutero sofria ameaças de morte a toda hora.
Este hino, Castelo Forte, escrito em 1529, em Coburg, foi chamado à batalha de Lutero. James Moffatt chamou-o de “o maior hino, do maior homem, do maior período da historia da Alemanha”. Foi cantando com emoção e sinceridade ao longo desses quase cinco séculos, em milhares de línguas, que essa melodia chegou ate nós.



                     
                        O inicio do gospel

O intenso trafico de escravos que povoou o continente Americano, não trouxe apenas mão-de-obra; também trouxe uma nova e rica cultura, que veio moldar a sociedade e a historia da America, resultando, dentre outros aspectos, diversas formas de musicas como o jazz, blues e o gospel.
Os escravos vinham de diversas partes da África, especialmente de três áreas: a primeira era a Costa do Marfim, ocupados hoje por Guine, Senegal e etc. Esta área era fortemente influenciada pela religião islâmica. Musicalmente caracterizada pelas longas linhas melódicas, cantos ornamentos e instrumentos de corda. A segunda área a floresta tropical; região hoje dos países de Ganzá e Nigéria. Esta trouxe ritmos complexos e instrumentos grandes de percussão. A terceira é o Congo região da Angola que e caracterizada pela musica vocal polifônica separada em solistas e grupo vocal.
Cada um desse componente trazia mais do que musica. Dança, canto e dramatização eram parte na cultura e crenças africanas. La havia uma musica apropriada para cada momento das atividades tanto em sociedade quanto individual. Umas das formas mais importantes eram os ritmos.
O uso da percussão era também uma forma de comunicação entre diferentes vilarejos e usada em performances ritualísticas de celebração junto da dança e do canto. A musica africana é caracterizada por complexos  poli-ritmos (dois ou mais ritmos diferentes, quando sobreposto criam uma única batida musical) com uma batida forte. Diferente da musica ocidental que e dividida em compassos rítmicos, esta segue o improviso e altera mento dos ritmos.
O conjunto destas características musicais provia bases para a criação do coro e acompanhamento, conceito de solista e o estilo cativante, dançante e empolgantes incorporadas na musica gospel. Um forte exemplo esta numas das principais características da musica africana onde se encontra improviso melódico e textual entre o coro e o solista. O solista canta uma frase que é repetida  ou respondida pelo grupo; frequentemente o grupo era apoiado por comentários em voz  alta vindos da audiência.
Houve muitas tentativas de destruir a cultura dos escravos, misturando tribos e introduzindo novas culturas aos escravos. Uma das únicas coisas que os escravos tinham em comum era a musica. A principio, os escravos eram proibidos de praticar suas musicas ou tocar instrumentos  de percussão. Eles o faziam em segredo, escondidos durante a noite, após trabalhar na plantação, ou longe dos ouvidos dos seus donos.
Com o tempo muitos donos de escravos perceberam que eles trabalhavam melhor se os deixassem cantar durante suas atividades, e acabaram permitindo sua musica.
Conforme o tempo os escravos foram cada vez mais integrados ao novo mundo.
Como resultado do choque cultural, eles começaram a mesclar suas heranças musicais africanas e com suas novas influencias européias. Esta mistura mudaria mais tarde o cenário musical do mundo. A religião crista, a língua inglesa e a tradição da língua anglo- saxônica um novo tipo de crença e esperança.
                
                    
                              Os spirituals

Quanto mais evangelizados eles eram, mais religiosas eram as musicas. As “canções de trabalho” originaram os spirituals. Tinham o mesmo aspecto, porem com conteúdo bíblico. As mensagens cristas assim como passagens  da bíblia mostravam grande semelhança com a vida dos escravos.
Os escravos se juntavam no culto ouviam a pregação  e cantavam. Qualquer instrumento que estivesse à mâo era usado na musica. Assim nascia um spirituals. Algumas canções eram esquecidas no dia seguinte e outras eram esquecidas no dia seguinte e outras eram passadas de geração em geração.










                                                    
                                                        O gospel


                A base tradicional do gospel americano veio dos spirituals, que descendia diretamente do formato africano de pergunta e resposta entre o solista e a congregação. Musicalmente os spirituals misturaram os hinos ocidentais e as raízes musicais da África. Esta influencia transformaram- se em um rico pote de possibilidades musicais.
A tradição da adoração da musica continuava, os significados dos contextos bíblicos iam cada vez mais alem da musica. Eram feitos improvisos conforme a pregação e as necessidades do dia a dia dos congregados.
Por um longo período os spirituals foram considerados pelos brancos como “inúteis canções de negros”. A cultura afro-americana tinha pouca atenção. Com a abolição da escravatura em 1865, os negros tiveram melhores condições para praticar suas religiões e musicas.
No século XIX, com o aumento do numero de igrejas no sul da America do norte, os escravos levaram suas musicas e spirituals enchendo- as com inspirados ritos.  Ao lado das instituições nacionais organizadas, os guetos de negros tinham igrejas independentes como Atlanta’s Highway, Hedges Fire Baptized e Chicago’s Widow’ Mite Holiness. A igreja negra se tornou escola de musica, formando talentos musicais e levando desenvolvimento a música americana um passo à diante.
O que conhecemos hoje como “musica gospel” surgiu com os spirituals praticados dentro da igreja negra.
Os passos definitivos para a chamada musica gospel se deram  com a grande migração para cidades do norte com Chicago e Nova York após a primeira guerra mundial.
O formato então dos spirituals então evoluíram na musica gospel. Da mesma forma que surgiu os spirituals surgiram também o jazz e o blues.  Estes estilos mais tarde seriam incorporados na musica gospel, deixando-a com o formato mais parecido com o que encontrado hoje.

                             
                 Thomas Dorsey, o pai da musica gospel.


               Thomas Dorsey teve papel fundamental na criação e disseminação da musica gospel. Thomas nascido em 1899, filho de pastor batista; aprendeu piano com sua mãe. Graduou-se na escola de Arranjo e Composição de Chicago em meados de 1920. Começou a tocar piano em bares e em bandas de jazz usando o nome de George Tom. Logo se destacou pela sua criatividade  dedicação, compôs e gravou musicas que se tornaram hits na época; e em 1928 havia gravado mais de 460 canções de Rythm and blues e jazz.
No ano seguinte resolveu dedicar-se ao Senhor, incorporando os elementos do blues e spirituals nos hinos cristãos.
A mistura a qual denominou gospel fez instantâneo sucesso cujo apelo rompia barreiras raciais. Desencorajado e desacreditado em seus esforços para publicar e vender suas musicas através das editoras que relutavam em publicar musica negra, Dorsey foi o primeiro editor independente da musica gospel criando a Casa Dorsey de Música em Chicago no ano de 1932. Pouco tempo antes ele havia formado a Convençao Nacional de Coros e Corais Gospel. Sua mais famosa musica foi “precious lord, take my hend” 

Um sucesso nacional em ambos os circuitos raciais.

                                           
                                         O gospel


            Porem as igrejas conservadoras demoraram a aceitar esta mistura que originara o gospel. Nem tanto pela duvidosa reputação do blues, mas principalmente pela extinção que a musica gospel trazia para a congregação. Surgiu então um conflito entre duas divisões sobre o papel da igreja na sociedade afro-americana. Um segmento via uma instituição com uma cultura afro-americana distinta; o outro via a igreja como meio no qual os afro-americanos assimilariam em primeiro plano à cristandade.  No entanto o tradicional cedeu devido à aceitação e impressionante resposta da congregação ao novo gospel, achando assim espaço para o novo e o antigo. Os ritos tradicionais eram mantidos e intercalados com as músicas. Mais tarde, Thomas foi um dos primeiros negros a ganhar prêmios por suas composições.
Entre as décadas de 1900 a 1930, a música gospel estava atribuída às mudanças sócias que acontecia nos EUA. Muitos negros do sul começaram a mudar  para outras partes dos EUA levando com eles no gospel, que era sua forma de expressão.
Assim como os spirituals foram implementados com os hinos e estilos paralelos como os blues, a instrumentação passou a ter um papel maior. O piano foi um instrumento importante, por servi de base de estudo e de pratica dos corais, se tornou o principal acompanhamento durante a década de 30.
Havia uma forte demanda pela música gospel também como forma de entretenimento. Após a segunda guerra mundial os negros começaram a comprar discos fazendo surgi um novo mercado. Apenas ao final da década de 40 é que o famoso órgão HAMMOND foi introduzido nas igrejas.
Mesmo com o racismo, o publico branco começava a consumir a musica negro gospel, mesmo que fosse como forma de entretenimento apenas. Artistas como Aretha Franklin, Sam Cooke, Ray Charles, James Brown, Marvin Gaye, usavam de sua vivência no gospel para criar novos estilos
Durante a década de 50, vários pastores e grupos se tornaram famosos gravando discos gospel e excursionando pelo país. Os talentos dos intérpretes gospel chegavam à TV americana, festivais de jazz e casa de shows. Os cantores gospel inspiraram cantores de Rock n’ Roll exemplo de Elvis Presley, Little Richard e Jerry Lee Lewis.



                       Grandes nomes do Gospel americano




Elvis Presley
(1935-1977)


James Cleveland
(1932-1991)











Mahalia Jackson
(1911-1972)













Clara Ward
(1924-1973)
















Thomas Dorsey
(1899-1993)













Michael W. Smith













 Ray Charles
(1930-2004)
Gaither Vocal Band
(continua em atividade desde 1981)











Kirk Franklin
















por: Erik Felip Marques








2 comentários:

Unknown disse...

ta muito boom que DEUS continue abençoando!

Adoradores disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Postar um comentário

 

Me segue?