Oi pessoal meu nome e Erik Felip Marques, estarei escrevendo sobre musica evangélica no blog. O primeiro tema que falarei e sobre o inicio do gospel. Onde quando e como se inicio esse movimento que não para de crescer. Estarei usando um estudo de um grande amigo meu Thiago Sancho uma pessoa que me ajudou muito com esse estudo. Espero que possa ajudar todos que o lerem.
O significado da
palavra “aleluia” e louvai ao senhor
Após a travessia do mar
vermelho Moises instruiu o povo de Israel a louvar a Deus em forma de
agradecimento à bondade de Deus.- Ex: 15
Após a vitoria sobre os
cananeus, Débora e Baraque congregou o povo a louvar a Deus - Jz: 5
Após a ceia, Jesus e os
discípulos cantaram e foram para o monte das oliveiras -Mt: 26. VS 30
Louvores espirituais como forma de alegria –
Tg: 5 vs 13
Louvores espirituais
como forma de agradecimento- Cl- 3 vs 16
Os salmos
Os salmos são hinários do
povo judeu, escrito em forma poética, muitos são orações, contendo muitos
tipos/ temas de salmos:
Lamentações e petições:
Sl: 03;
Ação de graça e louvor:
Sl:30;
Confiança em Deus: Sl:
04;
Didáticos: Sl: 01;
Messiânico: Sl: 02;
Criação: Sl 08;
Êxodo: SL: 78
Imprecação: Sl: 07
Penitência: Sl: 06;
Peregrinação: Sl: 120;
Os levitas
Levi foi o terceiro de
Jacó e Lia ( Gn. 29 vs 34) e sua tribo foi eleita por Deus para ocupar-se das questões
de culto em Israel Moises e Arão eram da tribo de Levi ( Ex. 2 vs 1; 4 vs 14; 6
vs 16 ao 27). A tribo de Levi foi separada por Deus das outras e designada com
as responsabilidades de conduzir os sacrifícios (Arão e seus filhos- Nm 3 vs
10) e de desmanchar, transporta e erigir o tabernaculo, durante o tempo de peregrinação
(Nm 1 vs 47 ao 54).
Os levitas foram
dedicados a um ministério de auxilio aos sacerdotes (Nm 3 vs 5 ao 6). Cada levita
substituía o primogênito de cada família das outras tribos de Israel.
Deveres dos levitas
estabelecidos por Deus ( Nm: 04).
Os levitas passaram a
ser responsável pela musica no templo no período de Davi: I Cr 15.
As responsabilidades
dos levitas em ação: II Cr: 20. (estabelecidos por Josafá)
Exigências/ atributos
Responsáveis: I Cr 15
vs 2;
Purificados: I Cr 15 vs
12;
Obedientes: I Cr 15 vs
14 ao 16;
Conhecimento musical: I
Cr 15 vs 22;
Ungido: I Sm 16 vs 18;
Bom musico: I Sm 16 vs
18
Humilde: I Sm 18 vs 18 ao 23;
Usado por Deus: II Cr
20 vs 13 ao 19;
O musico tem como principal dever “levar as pessoas a adorarem a Deus, e a exercerem os seus dons: II Rs 3 vs 14 ao 16.
Milhares
de pessoas cultivam a musica, poucas porem tem a revelação dessa grande arte
Ludwig Van Beethoven
Os
cânticos litúrgicos
Ambrósio de Milão
Ambrósio foi bispo de Milão. Ele compôs vários hinos,
inclusive o famoso Te Deum, que é cantado ate hoje. Foi ele quem batizou
Agostinho no ano de 387.
Canto Gregoriano
É o canto litúrgico introduzido pelo papa Gregório
I, um homem extraordinário que se dizia
servus servorum dei (servo dos servos de Deus) e que foi papa de 590 a 604.
Herdeiro de uma grande fortuna e ex-prefeito de Roma,
decidiu-se pela vida monástica aos 35 anos e transformou suas propriedades em monastérios
. Foi eleito papa a contragosto aos 50 anos e assentou-se que foi 590 à 604 ano que morreu.
Cânticos na reforma protestante
Martinho Lutero tocava alaúde, e compôs grandes
hinos.
De grandes ameaças e sofrimento nascem nossos
melhores hinos. O primeiro hino de Lutero, consagrado a dois frades
martirizados, intitulou-se O Cântico dos Dois Martires
de
Cristo em Bruxelas, queimados pelos sofistas de Louvain. Seu hino inigualável,
Castelo Forte, foi escrito “na hora mais escura na historia desse movimento”
Perseguições da parte do imperador Carlos V
ameaçavam as existências dos chamados “protestantes”. Lutero sofria ameaças de
morte a toda hora.
Este hino, Castelo Forte, escrito em 1529, em
Coburg, foi chamado à batalha de Lutero. James Moffatt chamou-o de “o maior
hino, do maior homem, do maior período da historia da Alemanha”. Foi cantando
com emoção e sinceridade ao longo desses quase cinco séculos, em milhares de línguas,
que essa melodia chegou ate nós.
O
inicio do gospel
O intenso trafico de
escravos que povoou o continente Americano, não trouxe apenas mão-de-obra; também
trouxe uma nova e rica cultura, que veio moldar a sociedade e a historia da
America, resultando, dentre outros aspectos, diversas formas de musicas como o
jazz, blues e o gospel.
Os escravos vinham de
diversas partes da África, especialmente de três áreas: a primeira era a Costa
do Marfim, ocupados hoje por Guine, Senegal e etc. Esta área era fortemente
influenciada pela religião islâmica. Musicalmente caracterizada pelas longas
linhas melódicas, cantos ornamentos e instrumentos de corda. A segunda área a
floresta tropical; região hoje dos países de Ganzá e Nigéria. Esta trouxe
ritmos complexos e instrumentos grandes de percussão. A terceira é o Congo região
da Angola que e caracterizada pela musica vocal polifônica separada em solistas
e grupo vocal.
Cada um desse
componente trazia mais do que musica. Dança, canto e dramatização eram parte na
cultura e crenças africanas. La havia uma musica apropriada para cada momento
das atividades tanto em sociedade quanto individual. Umas das formas mais
importantes eram os ritmos.
O uso da percussão era também
uma forma de comunicação entre diferentes vilarejos e usada em performances ritualísticas
de celebração junto da dança e do canto. A musica africana é caracterizada por
complexos poli-ritmos (dois ou mais
ritmos diferentes, quando sobreposto criam uma única batida musical) com uma
batida forte. Diferente da musica ocidental que e dividida em compassos rítmicos,
esta segue o improviso e altera mento dos ritmos.
O conjunto destas características
musicais provia bases para a criação do coro e acompanhamento, conceito de
solista e o estilo cativante, dançante e empolgantes incorporadas na musica
gospel. Um forte exemplo esta numas das principais características da musica
africana onde se encontra improviso melódico e textual entre o coro e o solista.
O solista canta uma frase que é repetida
ou respondida pelo grupo; frequentemente o grupo era apoiado por comentários
em voz alta vindos da audiência.
Houve muitas tentativas
de destruir a cultura dos escravos, misturando tribos e introduzindo novas
culturas aos escravos. Uma das únicas coisas que os escravos tinham em comum
era a musica. A principio, os escravos eram proibidos de praticar suas musicas
ou tocar instrumentos de percussão. Eles
o faziam em segredo, escondidos durante a noite, após trabalhar na plantação,
ou longe dos ouvidos dos seus donos.
Com o tempo muitos
donos de escravos perceberam que eles trabalhavam melhor se os deixassem cantar
durante suas atividades, e acabaram permitindo sua musica.
Conforme o tempo os
escravos foram cada vez mais integrados ao novo mundo.
Como resultado do
choque cultural, eles começaram a mesclar suas heranças musicais africanas e
com suas novas influencias européias. Esta mistura mudaria mais tarde o cenário
musical do mundo. A religião crista, a língua inglesa e a tradição da língua anglo-
saxônica um novo tipo de crença e esperança.
Os spirituals
Quanto mais
evangelizados eles eram, mais religiosas eram as musicas. As “canções de
trabalho” originaram os spirituals. Tinham o mesmo aspecto, porem com conteúdo bíblico.
As mensagens cristas assim como passagens
da bíblia mostravam grande semelhança com a vida dos escravos.
Os escravos se juntavam
no culto ouviam a pregação e cantavam.
Qualquer instrumento que estivesse à mâo era usado na musica. Assim nascia um
spirituals. Algumas canções eram esquecidas no dia seguinte e outras eram
esquecidas no dia seguinte e outras eram passadas de geração em geração.
O
gospel
A base tradicional do
gospel americano veio dos spirituals, que descendia diretamente do formato
africano de pergunta e resposta entre o solista e a congregação. Musicalmente
os spirituals misturaram os hinos ocidentais e as raízes musicais da África. Esta
influencia transformaram- se em um rico pote de possibilidades musicais.
A tradição da adoração
da musica continuava, os significados dos contextos bíblicos iam cada vez mais
alem da musica. Eram feitos improvisos conforme a pregação e as necessidades do
dia a dia dos congregados.
Por um longo período os
spirituals foram considerados pelos brancos como “inúteis canções de negros”. A
cultura afro-americana tinha pouca atenção. Com a abolição da escravatura em
1865, os negros tiveram melhores condições para praticar suas religiões e
musicas.
No século XIX, com o
aumento do numero de igrejas no sul da America do norte, os escravos levaram
suas musicas e spirituals enchendo- as com inspirados ritos. Ao lado das instituições nacionais
organizadas, os guetos de negros tinham igrejas independentes como Atlanta’s
Highway, Hedges Fire Baptized e Chicago’s Widow’ Mite Holiness. A igreja negra
se tornou escola de musica, formando talentos musicais e levando
desenvolvimento a música americana um passo à diante.
O que conhecemos hoje
como “musica gospel” surgiu com os spirituals praticados dentro da igreja
negra.
Os passos definitivos
para a chamada musica gospel se deram
com a grande migração para cidades do norte com Chicago e Nova York após
a primeira guerra mundial.
O formato então dos
spirituals então evoluíram na musica gospel. Da mesma forma que surgiu os
spirituals surgiram também o jazz e o blues.
Estes estilos mais tarde seriam incorporados na musica gospel,
deixando-a com o formato mais parecido com o que encontrado hoje.
Thomas Dorsey, o pai da musica gospel.
Thomas Dorsey teve
papel fundamental na criação e disseminação da musica gospel. Thomas nascido em
1899, filho de pastor batista; aprendeu piano com sua mãe. Graduou-se na escola
de Arranjo e Composição de Chicago em meados de 1920. Começou a tocar piano em
bares e em bandas de jazz usando o nome de George Tom. Logo se destacou pela
sua criatividade dedicação, compôs e
gravou musicas que se tornaram hits na época; e em 1928 havia gravado mais de 460
canções de Rythm and blues e jazz.
No ano seguinte
resolveu dedicar-se ao Senhor, incorporando os elementos do blues e spirituals
nos hinos cristãos.
A mistura a qual
denominou gospel fez instantâneo sucesso cujo apelo rompia barreiras raciais.
Desencorajado e desacreditado em seus esforços para publicar e vender suas
musicas através das editoras que relutavam em publicar musica negra, Dorsey foi
o primeiro editor independente da musica gospel criando a Casa Dorsey de Música
em Chicago no ano de 1932. Pouco tempo antes ele havia formado a Convençao
Nacional de Coros e Corais Gospel. Sua mais famosa musica foi “precious lord,
take my hend”
Um sucesso nacional em ambos
os circuitos raciais.
O gospel
Porem as igrejas
conservadoras demoraram a aceitar esta mistura que originara o gospel. Nem tanto
pela duvidosa reputação do blues, mas principalmente pela extinção que a musica
gospel trazia para a congregação. Surgiu então um conflito entre duas divisões
sobre o papel da igreja na sociedade afro-americana. Um segmento via uma
instituição com uma cultura afro-americana distinta; o outro via a igreja como
meio no qual os afro-americanos assimilariam em primeiro plano à
cristandade. No entanto o tradicional cedeu
devido à aceitação e impressionante resposta da congregação ao novo gospel,
achando assim espaço para o novo e o antigo. Os ritos tradicionais eram
mantidos e intercalados com as músicas. Mais tarde, Thomas foi um dos primeiros
negros a ganhar prêmios por suas composições.
Entre as décadas de
1900 a 1930, a música gospel estava atribuída às mudanças sócias que acontecia
nos EUA. Muitos negros do sul começaram a mudar
para outras partes dos EUA levando com eles no gospel, que era sua forma
de expressão.
Assim como os
spirituals foram implementados com os hinos e estilos paralelos como os blues,
a instrumentação passou a ter um papel maior. O piano foi um instrumento
importante, por servi de base de estudo e de pratica dos corais, se tornou o
principal acompanhamento durante a década de 30.
Havia uma forte demanda
pela música gospel também como forma de entretenimento. Após a segunda guerra
mundial os negros começaram a comprar discos fazendo surgi um novo mercado. Apenas
ao final da década de 40 é que o famoso órgão HAMMOND foi introduzido nas
igrejas.
Mesmo com o racismo, o
publico branco começava a consumir a musica negro gospel, mesmo que fosse como
forma de entretenimento apenas. Artistas como Aretha Franklin, Sam Cooke, Ray
Charles, James Brown, Marvin Gaye, usavam de sua vivência no gospel para criar
novos estilos
Durante a década de 50,
vários pastores e grupos se tornaram famosos gravando discos gospel e excursionando
pelo país. Os talentos dos intérpretes gospel chegavam à TV americana,
festivais de jazz e casa de shows. Os cantores gospel inspiraram cantores de
Rock n’ Roll exemplo de Elvis Presley, Little Richard e Jerry Lee Lewis.
Grandes nomes do Gospel americano
Elvis Presley
(1935-1977)
James Cleveland
(1932-1991)
Mahalia Jackson
(1911-1972)
Clara Ward
(1924-1973)
Thomas Dorsey
(1899-1993)
Michael W. Smith
Ray Charles
(1930-2004)
Gaither Vocal Band
(continua em atividade desde 1981)
Kirk Franklin
por: Erik Felip Marques
2 comentários:
ta muito boom que DEUS continue abençoando!
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